Direcionado para pacientes que, após um período de internação em clínicas de reabilitação ou de saúde mental, necessitam de auxílio na retomada de suas atividades cotidianas e nos processos de ressocialização, reintegração familiar e profissional.
Além da ressocialização, este modelo de tratamento tem como foco a prevenção de recaídas e a manutenção de um estilo de vida saudável.
O tratamento é direcionado para pacientes que apresentam transtornos psiquiátricos como dependência química, depressão, transtorno afetivo bipolar, ansiedade social, ciúme patológico, síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo e transtornos alimentares.
Geralmente, tem duração média de dois meses, em que se oferecem oito sessões mensais de Terapia Cognitivo-Comportamental além de acompanhamento psiquiátrico.
Se necessário, mediante os resultados da avaliação realizada pelos profissionais da equipe, o tempo de tratamento pode ser estendido. As intervenções incluem um planejamento de metas e ações voltadas para a reorganização da vida pessoal e profissional do paciente e treinamento de habilidades importantes para as suas relações interpessoais.
Durante o pós-tratamento, nos três meses seguintes, avalia-se como tem se dado o processo de ressocialização do paciente e o restabelecimento de suas relações familiares, profissionais e sociais com o fim de aperfeiçoar e validar as estratégias construídas ao longo do tratamento.