Os esforços são concentrados para um máximo empenho em menor tempo, o que torna esta modalidade adequada para pessoas que procuram tratamento para transtornos como dependência química (tabaco, álcool e outras drogas), depressão, transtorno bipolar, ansiedade social, ciúme patológico, síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo ou transtornos alimentares, mas moram fora da cidade de São Paulo ou até mesmo em outros estados.
O tempo de tratamento, em geral reduzido para cerca de 30 dias, varia de acordo com a avaliação psiquiátrica e com a resposta do paciente ao processo terapêutico.
Durante o tratamento, o paciente é constantemente assistido por algum profissional da equipe.
Em geral, é disponibilizado um Acompanhante Terapêutico para as atividades diárias externas. A intervenção psicoterapêutica é de base Cognitivo-Comportamental e tem como foco a educação emocional e o treinamento de habilidades sociais, com o objetivo de, combinada a outros recursos, promover a reorganização emocional da pessoa.
Recomenda-se que também a família participe de sessões psicoeducativas, a fim de reunir recursos para o pós-tratamento. Ao final do período de tratamento o paciente é encaminhado para algum serviço disponível na área em que reside.
É elaborado um plano de acompanhamento à distância para que se desenvolva o pós-tratamento, com o objetivo de monitorar o progresso do paciente, tendo em vista a manutenção da sua saúde emocional.