Alcoolismo em mulheres tem relação com o consumo de álcool de suas mães

alcoolismoDe acordo com um estudo desenvolvido por psicólogos da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) envolvendo 62 mulheres com idade média de 40 anos, sendo 32 delas alcoolistas, as mulheres que desenvolvem o alcoolismo, em geral, aprendem a fazer uso do álcool com as mães e estão mais proponsas a envolverem-se em casos de violência doméstica, seja como agressoras, seja como vítimas.

O trabalho é fruto da pesquisa de doutorado da psicóloga Ana Beatriz Guimarães que procurou identificar as características das famílias de mulheres alcoolistas por três gerações – a mulher, seus pais e seus filhos. Em 23,3% dos casos as mulheres alcoolistas tinham mães que também apresentavam dependência de álcool e em 20% das situações o companheiro também era dependente. Tanto as mulheres quanto suas mães haviam sofrido agressão sexual, física ou verbal dentro da família.

Segundo a psicóloga, esta é a primeira pesquisa no Brasil que descreve a transmissão entre gerações da estrutura de famílias de mulheres alcoolistas e traz um alerta para a importância da prevenção. Mais informações sobre a pesquisa podem ser encontradas na edição de novembro da revista Psique.

Comments are closed.

    Comente sobre o Blog Clinth

    Nome (*)

    E-mail (*)

    Tema (*)

    Mensagem

      (*) Obrigatório