Terapeutas Familiares
Os transtornos psiquiátricos, como a dependência química e a depressão, por exemplo, muitas vezes afetam a família ocasionando dor, desencontro, insatisfação e sofrimento.
O atendimento em terapia familiar e de casal objetiva a orientação e o apoio ao grupo familiar afetado pela convivência com a pessoa diagnosticada com determinado transtorno.
Os familiares são capacitados a lidar de forma mais acolhedora ou assertiva, com a pessoa que sofre. Os principais objetivos da terapia familiar correspondem à redução das sequelas psicológicas e do estigma gerados pelo adoecimento de um dos familiares e suas conseqüências.
A identificação de comportamentos facilitadores de recaídas ou de novas manifestações do transtorno e à promoção da competência familiar, visando o autocontrole, a autonomia e o aumento da auto-estima dos familiares.
O terapeuta familiar busca identificar e valorizar os recursos afetivos e emocionais que a família já possui, promovendo as mudanças necessárias para o bem estar de todos. Por meio de técnicas próprias, vai desatando os “nós” emocionais, desvendando a definição de papéis que cada membro ocupa na família, fortalecendo as vinculações e alianças entre seus membros e facilitando o processo de comunicação familiar.
Num clima cooperativo, com a troca de experiências, as questões mais complexas vão sendo ampliadas e encaminhadas.