Assista aqui: “A maior flor do mundo”
“A maior flor do mundo” é o único livro do escritor português José Saramago para crianças. No entanto, ele mesmo ressalva que não sabe como escrever para este público e sugere que, nós, adultos, leiamos esta história também… e mais que talvez caiba a alguma criança que a ouça reescrevê-la.
“E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?”
A animação acima dá forma e imagem à história de Saramago. A produção é espanhola e o texto encontra-se em castelhano, mas as imagens dispensam às palavras e mesmo quem não compreende o idioma é capaz de participar da história inventada em que um menino não poupa esforços para garantir que sua flor – a maior do mundo – cresça…
“quando ele passava pelas ruas, as pessoas diziam que ele saíra da aldeia para ir fazer uma coisa que era muito maior do que o seu tamanho e do que todos os tamanhos (…) E é essa a moral da história”.
Fica aqui também o convite para conhecer a história nas palavras do autor, que carrega metáforas e reflexões que o filme nao abarca. A versão brasileira de “A maior flor do mundo” foi publicada pela Companhia das Letrinhas.