Adolescentes podem ficar dependentes fumando apenas um cigarro por mês

fumando apenas um cigarro

Os resultados de um estudo publicado este mês no períodico científico Pediatrics apontam que mesmo adolescentes que fumam quantidades muito pequenas de cigarro tendem a desenvolver dependência.

O estudo foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Massachusetts que acompanharam 370 adolescentes entre os anos de 2002 e 2006. Cada particpante foi submetido a 11 entrevistas que investigavam a frequência do consumo de cigarros e a presença de sintomas de dependência.

Durante o período, 62% relataram fumar ao menos uma vez por mês, 52% apresentaram sintomas de dependência e 40% tornaram-se fumantes diários. Foi possível identificar uma correlação entre a frequência do consumo e apresentação de sintomas de dependência na entrevista seguinte. Fumar no mínimo uma vez ao mês foi um fator de risco forte para o aparecimento de sintomas como grande desejo de fumar, seguido por sintomas de abstinência da nicotina e aumento da frequência de consumo de esporádica  para diária.

Em entrevista à Folha de São Paulo, o pneumologista Sérgio Ricardo Santos, coordenador do PrevFumo (ambulatório de controle do tabagismo da Unifesp), apontou que enquanto o consumo está vinculado a festas e ao convívio com amigos, surgem sintomas mais tênues, mas que já que sugerem a instalação da dependência.

Leia, na íntegra, o artigo publicado na revista Pediatrics.

Conheça nossos serviços

Comments are closed.

    Comente sobre o Blog Clinth

    Nome (*)

    E-mail (*)

    Tema (*)

    Mensagem

      (*) Obrigatório