Assista aqui: “Helium”
“Em algumas ocasiões, ouço,
por trás de uma mensagem que superficialmente parece pouco importante,
um grito humano profundo, desconhecido e enterrado muito abaixo da superfície da pessoa.”
(Carl Rogers, psicólogo americano)
“Helium” é uma animação criada em 2005 pelo americano Tom Kyzivat. O vídeo mostra dois personagens com posturas bastante diferentes. Enquanto um representa o típico mau-humorado, o outro, com seu balão, está definitivamente bem. Quando estão em relação, o comportamento de um passa a interfirir no do outro. A questão é: quem se deixará contagiar pela sensação alheia?
O vídeo, apesar de ilustrar uma situação bastante simples, pode nos levar a pensar sobre como deixamos que os outros com quem convivemos interfiram e transformem nosso humor e nossa postura em relação aos problemas do cotidiano. Fica a sugestão de, ao invés de nos irritarmos com aqueles que nos causam algum incômodo e logo passarmos a nos comportar como eles, buscarmos compreender o porquê deste comportamento que nos perturba, para procurar transformá-lo, de modo que tanto nós quanto o outro nos sintamos bem.
Difícil? Talvez. A tendência é logo pereder a paciência e responder ao mau humor do outro com a mesma moeda. Mas vale estar atento, buscar escutar o outro: às vezes o que parece puro mau humor ou implicância é uma forma de pedir ajuda, atenção ou um cuidado. Concorda?
Assita o vídeo e deixe a sua opinião!