Estudo aponta que tabagismo na adolescência pode estar associado à depressão na vida adulta

IMG0028Um estudo realizado com roedores e publicado no final de 2008 na revista científica americana Neuropsychopharmacology apontou que  o hábito de fumar na adolescência pode favorecer o desenvolvimento da depressão na vida adulta.

A pesquisa foi desenvolvida por neurocientistas da Florida State University e consistiu na injeção de doses diárias de nicotina em  ratos adolescentes por 15 dias. Em outro grupo de ratos foi injetada uma substãncia de água com sal, sem a presença de qualquer outro componente. Posteriormente, os ratos foram submetidos a uma série de experimentos com o intuito de testar as respostas dos animais frente à oferta de recompensas e em situações de estresse.

Os ratos cuja injeção continha nicotina apresentaram sintomas associados à depressão, tais como ansiedade, repetição dos hábitos de limpeza, diminuição no consumo de alimentos oferecidos como recompensas e imobilidade em situações estressantes. Os pesquisadores acreditam que os resultados observados nos roedores sugerem que o mesmo tipo de alteração neurobiológica pode acontecer com humanos.

Com o objetivo de testar o efeito da exposição da nicotina na vida adulta, a mesma quantidade da substância foi injetada em um grupo de roedores adultos e estes não apresentaram sintomas de depressão como os ratos adolescentes.

O resumo do artigo pode ser consultado em: http://www.nature.com/npp/journal/v34/n2/pdf/npp200896a.pdf.

Comments are closed.

    Comente sobre o Blog Clinth

    Nome (*)

    E-mail (*)

    Tema (*)

    Mensagem

      (*) Obrigatório