Estudo aponta que filhos de mulheres com transtorno bipolar podem ter mais chances de desenvolver psicopatologias

A Revista Brasileira de Psiquiatria publicou em seu último volume, os resultados de um estudo que teve como objetivo avaliar a ocorrência de psicopatologias em filhos de mulheres diagnosticadas com transtorno bipolar. Este é o primeiro estudo do tipo em toda a América Latina e seus resultados confirmaram aquilo que se apresenta na literatura internacional sobre o assunto.

Foram aplicadas escalas de avaliação da saúde mental (Kiddie Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia present and lifetime version, Child Behavior Checklist e Youth Self-Report) em crianças e adolescentes com idades entre 6 e 18 anos. As crianças foram subdivididas em três grupos: filhos de mães com transtorno bipolar (n = 43),  filhos de mães com outros transtornos psiquiátricos leves ou moderados (n = 53) e filhos de mães sem nenhum diagnóstico psiquiátrico (n = 53). As mães também foram entrevistadas por meio do Structured Clinical Interview.

Os resultados indicaram que os filhos de mulheres que apresentavam transtorno bipolar tinham chances duas vezes maiores de ter um ou mais diagnósticos do Eixo I (desordens clínicas, incluindo as principais doenças mentais, como também desordens de desenvolvimento ou aprendizado) e quase três vezes maior risco de ter transtornos de ansiedade ao longo da vida do que os filhos de mulheres que não apresentavam nenhum transtorno mental. As crianças, filhas de mães com transtornos psiquiátricos apresentaram também maiores escores na subescala de problemas de pensamento do Child Behavior Checklist e nas subescalas de problemas sociais, ansiedade/depressão e problemas de internalização do Youth Self-Report.

O estudo foi conduzido por profissionais da Faculdade de Medicina da USP e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e  pode ser encontrado na íntegra em http://www.scielo.br/pdf/rbp/v31n3/a09v31n3.pdf.

Comments are closed.

    Comente sobre o Blog Clinth

    Nome (*)

    E-mail (*)

    Tema (*)

    Mensagem

      (*) Obrigatório