Alcoolismo: problema que se inicia em casa

AlcoolismoEm pesquisa realizada pelo psicólogo Wagner Abril Souto, coordenador do programa para adolescentes do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, identificou-se que 50% dos adolescentes que apresnetam uso abusivo de bebidas alcoólicas tem pai ou mãe que também ingere álcool com frequência.

O levantamento baseou-se nos atendimentos a pacientes entre 12 e 17 anos que apresentavam sintomas relacionados ao uso de bebida alcoólica, realizados pelo CRATOD entre 2002 e 2009, na cidade de São Paulo. Ao todo foram analisados 512 pacientes, sendo 86% do sexo masculino.

O estudo também indicou que 22% dos entrevistados que elegeram o álcool como droga que mais consomem começaram a beber aos 13 anos de idade e 15% aos 11.

Isso aponta que o consumo do álcool, muitas vezes, tem início no seio da família. Como substância lícita, o álcool está presente em festas familiares e refeições. O cuidado dos pais com a iniciação do consumo tem que ser, de certa forma, maior do que em relação a outras drogas, pois o progresso do uso dá-se lentamente e pode de início não despertar preocupações, por tratar-se de um comportamento socialmente aceito.

Leia mais em:

http://www.agencia.fapesp.br/materia/11135/noticias/problema-domestico.htm

Comments are closed.

    Comente sobre o Blog Clinth

    Nome (*)

    E-mail (*)

    Tema (*)

    Mensagem

      (*) Obrigatório