Aperfeiçoamento e Especialização “Laban – Arte do Movimento”

.
Início: Sab, 19/03/2011
Instituto SEDES Sapientiae
Corpo Docente: Maria Cecília CILÔ P. Lacava.
Professores convidados: Márcio Silva, Roberto Pompéia, Romeu Rodrigues de Souza.
Objetivo: “Breve é a vida, longa é a arte” – Hipócrates

 

 1) O conhecimento experiencial de Fundamentos do Sistema Laban de Análise do Movimento. No corpo e sua Arte do Movimento: o prazer cinestésico, o valor estético, a atitude ética no contato com a livre expressão artística do aluno; ampliação e amplificação de possibilidades reais de potências vitais, pessoais.
2) Experienciar conexões entre o Sistema e práticas da Eutonia (Gerda Alexander).

Conteúdo Programático: 

Movimento: “A experiência básica da existência”. Lei da harmonia espacial. Geometria, matemática e a Arte do Movimento (corêutica). Qualidades do movimento (eucinética) e funções da mente (pensamento, sentimento, sensação, intuição). Oito temas elementares da Dança Educativa. Componentes estruturais do Movimento. O movimento, o prazer cinestésico e o desenho infantil: etapas evolutivas do desenvolvimento ou os primeiros mapeamentos do mundo. Práticas de Eutonia.Aulas teóricas: Conceito de UMWELT. Propriocepção consciente e propriocepção inconsciente, esquema corporal, imagem corporal e sistema límbico. Ontologia do presente (uma reflexão e partir do pensamento da desconstrução: Nietzsche, Foucault, Deleuze e Guattari).
NOTA: três aulas individuais para estudos de movimento estão incluídas na carga horária do curso.

Destinado a: 
Pessoas graduadas que queiram ser dirigidas para construir uma iniciação artística CorporalMente. Como trabalho pessoal e/ou para descobrir aplicações destes conhecimentos (na criação artística, na educação, na psicoterapia, na fisioterapia, na arteeducação, na arquitetura; com as crianças).
.
Horário: sábados, das 08h00 às 16h00 Datas das aulas: 19/03; 16/04; 21/05; 18/06; 06/08; 10/09; 15/10 e 05/11/2011.
Duração: um ano
Carga: 70 horas
Vagas: 12
Inscrição Até: Ter, 01/03/2011

Fonte: http://sedesweb.org.br

Comments are closed.

    Comente sobre o Blog Clinth

    Nome (*)

    E-mail (*)

    Tema (*)

    Mensagem

      (*) Obrigatório