O Menino do Pijama Listrado (Herman, 2008)

“O menino do pijama listrado”, filmado pelo inglês Mark Herman é uma adaptação do livro de John Boyne que leva o mesmo título. Com cenas carregadas de sensibilidade o filme mostra a Alemanha nazista interpretada pelo olhar de uma criança de oito anos que se surpreende com os preconceitos do mundo adulto e com as atitudes de seu pai, um oficial nazista que ao ser promovido muda-se com a família para as imediações de um campo de concentração.

Aos poucos Bruno, o protagonista do filme, descobre que o grande campo aos fundos de sua casa não é uma fazenda e que os moradores de lá não vestem pijamas. A trama nos convida a recuperar o olhar infantil que se espanta, se surpreende, que pergunta – sem encontrar resposta  – onde está a diferença entre alemães e judeus.

Ampliando a proposta do filme, podemos encontrar diversas situações cotidianas em que se faz necessária uma retomada deste olhar ingênuo, antes de temos atitudes preconceituosas ou tomarmos como certas, verdades com as quais não tivemos nenhuma experiência pessoal.

Conheça nossos serviços

Comments are closed.

    Comente sobre o Blog Clinth

    Nome (*)

    E-mail (*)

    Tema (*)

    Mensagem

      (*) Obrigatório