Estudo alerta para uso indevido da Fluoxetina

remediosO Jornal Brasileiro de Psiquiatria publicou no número 2, de seu volume 58, um estudo que alerta contra os usos indevidos da Fluoxetina.

A pesquisa foi conduzida por pesquisadores do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP e consistiu na na coleta e análise das receitas especiais arquivadas em  30 farmácias de manipulação e drogarias  de Santo André,  cidade da Grande São Paulo, entre agosto de 2005 e julho de 2006

Ao todo, foram analisadas 39.782 receitas. Em 10.919 havia prescrição de Fluoxetina. Em 79,8% dos casos a paciente era do sexo feminino. Na maioria dos casos, a substância foi prescrita em associação com um grande número de outras substâncias, como, por exemplo, anfetaminas anoréticas, chegando a mais de dez outras em quase a metade das prescrições. Esse tipo de prescrição múltipla, principalmente para mulheres foi comparado com as prescrições de fórmulas magistrais para emagrecer. Um dado que preocupa é o fato desta prática estar sendo cada vez  mais comum no Brasil.

Os dados obtidos neste estudo sugeriram um aumento da utilização da Fluoxetina com finalidade estética (perda de peso) e não como componente do tratamento de depressão. A relação risco-benefício desse uso é discutível, uma vez que são conhecidas as reações adversas que o uso dessa substância pode causar.

O artigo na íntegra pode ser encontrado em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852009000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Comments are closed.

    Comente sobre o Blog Clinth

    Nome (*)

    E-mail (*)

    Tema (*)

    Mensagem

      (*) Obrigatório