Tratamento em família dobra chance de êxito contra a bulimia

Na edição de setembro de 2009 da revista “Archives of Geral Psychiatry”, foram publicados os resultados de uma pesquisa conduzida pelo americano Daniel Le Grange, cientista da Universidade de Chicago em que se revela a  importância do tratamento para familiares de pessoas com transtornos alimentares. Pacientes com bulimia nervosa apresentaram até duas vezes mais chances de se recuperar quando submetidos a um tratamento de que participaram também seus pais, de acordo com o estudo.

Le Grange e seus colaboradores analisaram 80 adolescentes de 12 a 19 anos diagnosticados com bulimia nervosa. A metade foi submetida a 20 sessões de tratamento em companhia dos pais, enquanto o outro grupo foi submetido a tratamento sem a presença da família. De acordo com os cientistas, cerca de 40% dos que estiveram acompanhados por seus pais tinham deixado de comer compulsivamente para depois vomitar, contra 18% dos que conseguiram isso sozinhos.

Seis meses depois do tratamento, cerca de 30% dos que tinham sido acompanhados por seus familiares mostravam recuperação, frente a apenas 10% do outro grupo com reportes de melhoria.

Veja o artigo de Le Grange na íntegra em:  

http://archpsyc.ama-assn.org/cgi/reprint/64/9/1049?maxtoshow=&HITS=10&hits=10&RESULTFORMAT=&fulltext=le+grange&searchid=1&FIRSTINDEX=0&resourcetype=HWCIT

Fonte: www.redepsi.com.br

Comments are closed.

    Comente sobre o Blog Clinth

    Nome (*)

    E-mail (*)

    Tema (*)

    Mensagem

      (*) Obrigatório