Plantão 24h (11) 99705.4445

Especialidades
Transtorno Bipolar

      O Transtorno Bipolar está classificado dentre os transtornos de humor, pois tem como principal característica a alteração dos estados de humor do indivíduo.

       Ele é caracterizado pela oscilação entre episódios depressivos e de mania (hiperexcitabilidade).

       Muitas vezes, a pessoa é inicialmente diagnosticada como depressiva, caso o seu primeiro episódio, ou o mais significativo, seja depressivo.

Especialidades

      Durante os episódios depressivos a pessoa apresenta sintomas como perda de interesse e de prazer por grande parte das atividades, alterações de sono, apetite e desejo sexual, dificuldades de concentração e, em alguns casos, ideações suicidas.

      O diagnóstico para Transtorno Bipolar é confirmado quando após o episódio depressivo ou um período de estabilidade emocional, a pessoa apresenta uma fase maníaca, em que experimenta sentimentos e comportamentos opostos ao do episódio depressivo.

      Durante o episódio maníaco, que pode manifestar-se por meio de uma intensa agitação ou irritabilidade, desenvolvem-se comportamentos compulsivos – a pessoa trabalha, fala ou faz compras de forma exagerada – e a capacidade de crítica e julgamento fica alterada o que pode levar a pessoa a situações de risco ou constrangimento.

      O acompanhamento psiquiátrico e psicológico são fundamentais para o controle dos sintomas deste transtorno. O tratamento do Transtorno Bipolar a partir da Terapia Cognitivo-Comportamental funda-se na proposta da psicoeducação e no ensino de formas de analisar as mudanças que ocorrem nas fases de depressão e mania, auxiliando o paciente a corrigir os pensamentos distorcidos que apresenta diante da interpretação das suas experiências.

Ciúme Patológico