“Ensaio sobre a cegueira” (Meirelles, 2008)

 Na sessão “Caminho de Letras”, postamos hoje um texto em homenagem ao escritor português José Saramago, falecido nesta manhã. Nesse texto, citamos uma de suas principais obras, adaptada para o cinema em 2005 pelo brasileiro Fernando Meirelles: Ensaio sobre a cegueira.

O filme é bastante fiel à trama criada por Saramago. Imagine se, misteriosamente, todos fossem acometidos por uma cegueiraEnsaio sobre a cegueira repentina. O que estaria em jogo? Como nos organazaríamos privados deste sentido que tem recebido primazia em nossa cultura e determinado a forma de ser humano que conhecemos? Essas são as primeiras das muitas perguntas que Saramago lança em seu livro e que Meirelles  traduz para o cinema.

Uma das exigências de Saramago para que concedesse a autorização para a filmagem foi que não fosse possível reconhecer em que país a trama se passa. Para isso, o elenco contou com atores de diversas nacionalidades e as cenas externas foram gravadas em cidades como São Paulo, Madrid e Tóquio, como se não houvesse uma cultura ou nação que abrigasse o roteiro, mas como se todo o mundo fosse um único só lugar.

Brilhante, a obra nos provoca diversas reflexões sobre a moral, a ética, os valores e a capacidade de enxergar a si mesmo e aos outros que nossa cultura tem perpetuado. Assista o filme e não deixe de conhecer também a obra de José Saramago.

Comments are closed.

    Comente sobre o Blog Clinth

    Nome (*)

    E-mail (*)

    Tema (*)

    Mensagem

      (*) Obrigatório