Maconha: pode causar dependência química?

maconha folhaExistem muitos mitos em relação a maconha (Cannabis sativa), o que gera inúmeras dúvidas a respeito de seu uso. Uma delas, talvez a principal, consiste em saber se o uso de maconha causa ou não dependência química. As respostas a esta questão são controversas e acabam por servir de argumentos para as discussões, bastante polêmcias, a respeito da legalização da comercialização do produto.

Deste a década de 70, estudos indicam a maconha pode, sim, causar dependência. Pesquisadores concluiram que ela causa tolerância, ou seja, que o efeito obtido com uma mesma quantidade da droga diminui com o tempo de uso, fazendo com que a pessoa consuma cada vez mais quantidade da substância para obter o mesmo efeito. Também se evidenciou que usuários pesados, quando tiveram a droga retirada, exibiram sintomas de abstinência (suores, irritabilidade, ansiedade, alterações de sono ou apetite).

A tolerãncia e a abstinência são critérios utilizados para se considerar alguém dependente de uma substância, no entanto, nem todas as pessoas que experimentam a maconha se tornam dependentes. A quantidade e a frequência do uso podem contribuir para a dependência, mas cada organismo reage de forma peculiar. O grande problema é que é  impossível prever quem se tornará dependente ou não.

Legalização

A evidência de que a maconha pode causar dependência e prejuízos neurológicos por seu uso constante e prolongado é o principal argumento daqueles que são contra a legalização da droga. Muitas pessoas, atualmente, estão em tratamento tentando abandonar o uso, e encontram dificuldades.

O tema gera bastante polêmica, mas em geral, o argumento usado por aqueles que defendem a legalização é que esta diminuiria o tráfico de drogas, e não exporia os usuários a situações de crime e violência. Com a legalização, o controle sobre o uso seria maior. Os que são contra a legalização, apesar de concordar com os prejuízos trazidos pelo tráfico, acreditam que a legalização provocaria um aumento da experimentação (como ocorre com drogas lícitas, como o álcool e o tabaco) e por conseqüência um aumento no número de pessoas que desenvolveriam a dependência.

O tema ainda não está esgotadoé cabe a cada um informar-se a fim de tirar suas próprias conclusões. Seguem abaixo duas sugestões breves de leitura a respeito da dependência de maconha e dos prós e contras de sua legalização.

 Abuso e dependência da maconha – versão em pdf.

A maconha – Publifolha

Deixe você também sua opinião sobre o assunto!

Conheça nossos serviços

Comments are closed.

    Comente sobre o Blog Clinth

    Nome (*)

    E-mail (*)

    Tema (*)

    Mensagem

      (*) Obrigatório